Marketing Digital Em 2021: O Que Você Precisa Saber?

Tempo de leitura: 8 minutos

 

 

Você já reparou como a internet está cada vez mais conectando as nossas vidas? Mas o que isso tem a ver com o marketing digital em 2021?

18798 - Marketing Digital Em 2021: O Que Você Precisa Saber?

Vamos por partes. Hoje em dia, somos dependentes da internet para quase tudo. Desde pedir uma refeição em casa até desenvolver projetos de trabalho. 

É quase impossível caminhar pela rua e não ver alguém que esteja com a mão no celular. A internet se tornou parte do dia a dia do ser humano, e sem ela, o caos seria estabelecido. 

E o mesmo serve para os processos de compra. 

Mas, antes de falarmos mais sobre isso, vamos dar uma definição mais assertiva sobre o que é o marketing digital. 

O marketing digital em 2021 pode ser definido como um conjunto de estratégias que tem como objetivo promover uma marca, nome ou empresa na internet. 

Três pontos fundamentais diferem o marketing digital (Inbound Marketing) do marketing convencional (Outbound Marketing): 

⦁    Os custos são muito mais baixos, possibilitando assim um ROI maior; 

⦁    Os meios utilizados para a promoção do produto, serviço ou  

empresa são exclusivamente online; 

⦁    Diferentemente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real. Isso aumenta bastante o desempenho de campanhas, bem com do índice de conversão, independente da métrica estabelecida; 

Você já reparou como você mesmo (a) recorre à internet para quase tudo? Seja para pesquisar preços, solicitar um serviço, conversar com um amigo, ou mesmo tirar dúvidas sobre algum assunto? Aliás, é isso mesmo que você está fazendo aqui agora, não é? 

Então, basicamente podemos definir o marketing digital como um grande conjunto de estratégias utilizadas para promover uma marca na internet. 

Se você acha que o marketing digital em 2021 é algo muito recente, está enganado (a). 

As primeiras estratégias de marketing digital foram utilizadas em meados da década de 1960, nos Estados Unidos. 

Porém, somente em 1990 as estratégias foram lapidadas e chegaram mais próximas do que conhecemos hoje. Embora nesse período de quase 30 anos elas tenham evoluído bastante, é claro. 

O termo marketing digital foi se moldando conforme o tempo passou, e principalmente pelo fato de que a relação entre clientes e empresas também foi mudando, principalmente em relação ao processo de compra.  

É só você se lembrar de como esse processo era dado anos atrás. As empresas detinham quase todas as informações referentes aos produtos e serviços.

Os clientes não conseguiam as informações necessárias, a não ser que entrassem em contato com a empresa. E, naquela época, era até difícil ter telefone ou internet em casa. 

Hoje, esse processo é completamente diferente. O cliente tem acesso a todo tipo de informação que quer. Isso significa dizer, na prática, que mais de 60% de todo o processo é realizado pelo próprio cliente, e não mais pela empresa.

É ele quem inicia o processo de compra, e não mais a empresa que inicia o processo de venda. 

Isso pode parecer complicado em um primeiro momento, mas a verdade é que o marketing digital é uma grande chance para que pequenas, médias e grandes empresas ganhem um destaque enorme no mercado, já que a internet virou algo intrínseco ao ser humano. 

Não existe apenas uma forma de utilizar o marketing digital em 2021 nos negócios. Na verdade, existem diferentes estratégias que podem ser aplicadas. 

Claro que cada estratégia dependerá muito do seu segmento e nicho de mercado. O que é eficiente para um, pode não ser para outro. 

Mas, de forma geral, podemos citar 4 estratégias que convertem bem em praticamente todos os negócios: 

  • Marketing de conteúdo, que é conteúdo produzido como forma de educar um cliente, ou mesmo informar sobre o que ele precisa/busca;
  • Uso de e-mails marketing, que embora muita gente dica que é uma estratégia ultrapassada, não passa de um mito. O e-mail marketing ainda possui um grande potencial de conversão. Basta saber usar essa estratégia corretamente;
  • Uso de redes sociais, que possuem um poder alcance e engajamento enorme. Inclusive, elas podem e devem ser usadas para a produção de marketing de conteúdo;
  • E o marketing de busca, que pode se assemelhar ao SEO. Falaremos mais sobre isso nos próximos artigos! 

Você, como quase todas as pessoas do mundo, é completamente dependente da internet hoje em dia. Concorda comigo? 

Quando você quer resolver um problema, tirar uma dúvida ou fazer uma pesquisa, qual é a primeira coisa que você faz? Google, não é? 

E quando você está com um tempo livre e quer saber as novidades que estão acontecendo? Instagram e Facebook?  

Se a internet mudou a sua vida dessa forma, imagina então o que ela proporcionou para as empresas! 

Os benefícios do marketing digital se estendem bastante. Eles vão desde a economia que a empresa tem com a divulgação até o fortalecimento da marca. 

Um dos benefícios do marketing digital mais notórios é o engajamento que ele produz entre empresa/persona-cliente.  

A internet não só proporciona uma facilidade maior na hora de vender um produto ou serviço, mas também em criar um relacionamento fortalecido e duradouro com os clientes. 

Porém, as empresas não são as únicas a interagirem com os clientes. Os clientes também podem interagir com as empresas, sobretudo depois da força que as redes sociais ganharam. 

O Facebook pode ter um poder de alcance enorme, mas você sabia que o Instagram possui um poder de engajamento dez vezes superior? Não utilizar páginas profissionais para empresas em redes sociais é perder tempo e dinheiro! 

Sendo assim, o fortalecimento da marca também é um dos mais importantes benefícios do marketing digital.  

É importante, porém, que a empresa que queira ganhar mais notoriedade e fortalecimento da marca invista na estratégia de produção de marketing de conteúdo. 

Portanto, através dessa estratégia, a empresa se torna responsável por tirar dúvidas dos clientes, resolver dores e problemas, educar e ainda se mostrar uma autoridade naquele assunto. 

Mas será que isso é realmente um benefício para a empresa que usa marketing digital em 2021?

Com certeza! Com o investimento em marketing de conteúdo, a empresa passa a ter mais respeito perante os olhos dos clientes. Ela passa mais confiança, de forma que o cliente não precise pensar duas vezes na próxima vez na hora de precisar solucionar um problema semelhante. 

O melhor exemplo que eu posso dar para você é o ranqueamento no Google, que se dá através de SEO On Page e Off Page através da forma orgânica de busca. 

Se você precisar comprar um produto ou serviço, qual a chance de abrir mão de uma empresa que esteja nas primeiras colocações para contratar o serviço de outra que esteja lá pela décima página? 

Isso se chama autoridade de mercado! Uma vez que a empresa consegue passar autoridade, ganha respeito e confiança do cliente. 

Importante salientar também que um dos benefícios do marketing digital mais importantes para qualquer negócio é a segmentação do público. 

Isso não ocorre, por exemplo, no Outbound Marketing. Um anúncio veiculado em uma revista, outdoor ou televisão não pode ser simplesmente segmentado. Qualquer pessoa tem acesso! 

Já no marketing digital, as estratégias não funcionam bem assim. Tudo bem que o alcance é gigante na internet, mas graças à segmentação, é possível atingir um público muito mais restrito. 

Segmentar um anúncio faz com que o usuário/cliente passe por uma experiência memorável, já que ele será atingido diretamente com o conteúdo que ele procura.  

Lembre-se também de que pessoas procuram por um mesmo produto ou serviço por motivos diferentes. Por esse motivo é tão importante que você conheça a fundo a sua persona. 

Sendo assim, você também pode utilizar essa estratégia de segmentação para que crie um funil e vendas mais eficientes. Afinal, cada lead está em uma etapa, e você precisa oferecer o conteúdo certo para cada um. 

Portanto, só não se esqueça de que um funil de vendas não é necessariamente unidirecional. Leads que entraram pelo fundo do funil podem ser direcionados para a boca do funil, ou para o meio, e vice-versa! 

Daí a importância de se coletar dados através de uma squeeze page e e-mails marketing. É através desse tipo de dado que você poderá montar uma base fortalecida para vender cada vez mais! 

E então, o que você achou sobre a importância do marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas? Portanto, se você gostou, deixe a sua curtida abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais! 

 

6 Comentários




    1. Boa tarde, Clovis, seja bem vindo!
      Você está no lugar certo, com um pequeno investimento você poderá obter o melhor curso do Brasil, o Formula negócio Online, bora aproveitar.

      Responder

  1. a dependência da internet realmente está muito grande, nunca foi tão usada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *