Marketing De Conteúdo: Tudo O Que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 12 minutos

23509 - Marketing De Conteúdo: Tudo O Que Você Precisa Saber

Muito se fala em marketing de conteúdo hoje em dia, e como ele é responsável por fortalecer uma empresa. 

Mas você sabe o que significa marketing de conteúdo e qual a sua importância para qualquer estratégia de marketing digital? 

Mas antes, me responda algo. Quando você assiste um comercial na televisão, ele de fato impacta na sua decisão de compra? 

A resposta provavelmente é não. E o motivo é simples: os clientes de hoje em dia estão bem mais exigentes. A relação empresa/cliente já não é mais como antigamente. 

Antes, o Outbound Marketing exercia um impacto muito maior sobre o cliente. 

Mas hoje, ele busca por qualidade e valor. E é aí que o marketing de conteúdo começa a ganhar um papel muito mais relevante na toma de decisão do cliente. 

Então, podemos definir da seguinte forma: 

Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para engajar o público alvo, fortalecer a rede de contatos, atrair mais leads e gerar mais vendas a partir da geração de valor e conteúdo relevante para um cliente, fazendo com que dessa forma ele passe a enxergar maior valor no seu negócio. 

Ótimo, agora você já sabe o que é marketing de conteúdo! 

Mas por onde começar? Qual deveria ser o primeiro passo para que você começasse a gerar mais valor para o seu público? 

A primeira coisa que você deve fazer é saber quem é de fato o seu público. Você já sabe quem são as pessoas para quem você quer vender? 

O primeiro passo é criar a sua persona. 

Acompanhe abaixo! 

Crie Sua Persona e Seu Blog 

O objetivo primordial do marketing de conteúdo não é atrair qualquer pessoa. Você deve focar sua energia e estratégia em pessoas que demonstrem real interesse em adquirir seus serviços. 

Dessa forma, você reduz seus gastos com campanhas e produção de material e garante uma taxa de conversão maior. 

Você precisará pesquisar bastante a fim de descobrir quais são as tendências e características do seu público. 

Ao montar a sua persona, o próximo passo para divulgar seu marketing de conteúdo será criar o seu blog. 

Essa é a melhor ferramenta para divulgação de conteúdo. Primeiro, porque você estabelece um contato direto e exclusivo de comunicação com seus clientes. 

Segundo, porque você pode otimizar um blog com SEO para seu posicionamento subir no Google. 

O marketing de conteúdo oferece valor porque ele não foca na venda do produto em si. 

Seu principal foco está voltado para os desejos do público. Ele busca esclarecer como aquele produto pode resolver os problemas da pessoa que está buscando por ele.  

Vender não é o foco. A venda é apenas uma consequência do processo!  

O conteúdo desenvolvido no marketing de conteúdo é capaz de resolver um problema específico em um momento específico da vida do seu cliente. 

Ao ajudar o seu público, ele automaticamente passará a ter uma visão mais positiva sobre o seu negócio.  

E, afinal de contas, esse é o maior objetivo: gerar valor para o cliente e trazer resultados assertivos para a empresa. 

O marketing de conteúdo pode ser a sua solução! Confira abaixo alguns de seus benefícios! 

Os Benefícios Do Marketing De Conteúdo 

64952 1024x767 - Marketing De Conteúdo: Tudo O Que Você Precisa Saber

Que tal descobrir alguns dos principais benefícios do marketing de conteúdo? Confira abaixo! 

O marketing de conteúdo é responsável por aumentar sua visibilidade no mercado. Muito por causa do reconhecimento de autoridade que você passará com o seu conteúdo; 

Ele também faz com que a comunicação fique mais leve. Os clientes passam a interagir mais com a sua marca; 

O engajamento aumenta, já que o seu público percebe real valor quando você se torna capaz de solucionar boa parte dos problemas dele. Isso também aumenta a fidelidade: ou seja, da próxima vez, a probabilidade de que aquele cliente compre o seu produto é muito maior do que ele comprar do concorrente; 

Você consegue prever seus resultados, já que eles são mensuráveis. Ou seja, você poderá medir seus resultados e entender porque algumas estratégias estão funcionando e porque algumas não estão. Você poderá criar estratégias mais impactantes de acordo com os seus resultados; 

Você economiza muito mais dinheiro do que se utilizasse estratégias de Inbound Marketing. O dinheiro que sobra pode ser revertido para o uso de outras estratégias. 

Aumente Seu Tráfego Com o Marketing De Conteúdo 

Você sabia que a cada 1000 pessoas, 867 usam o Google para encontrar o que precisam? 

Ou seja, o Google é a porta de entrada principal para os clientes, independente de qual seja o seu ramo. 

O marketing de conteúdo é usado, dentre outras coisas, para ranquear melhor a sua página. 

Com a produção de um conteúdo de qualidade e otimização de SEO, você pode colocar o seu blog na primeira página de busca. 

O que significa que com a utilização do marketing de conteúdo você pode aumentar consideravelmente o seu tráfego. 

Por isso, recomendo para você que comece a investir mais nessa estratégia. É uma forma barata e eficiente de melhorar o seu tráfego orgânico e qualificado. 

Os clientes são propensos a comprarem de marcas que não só ofereçam valor, mas que também sejam familiares. 

Existe ainda uma certa dificuldade por parte do cliente em comprar um produto ou serviço de uma empresa que ele nunca tenha ouvido falar. 

E talvez você se identifique com isso. 

Se você precisasse comprar um tênis de corrida, compraria da Nike ou da marca Corra Mais? Na verdade, essa marca talvez nem exista, e por isso mesmo eu imagino que rapidamente você tenha optado pela Nike, sem nem saber se essa marca realmente está no mercado. 

E como fazer com que a marca Corra Mais venda mais? Ela precisa se tornar uma autoridade nesse meio. 

E o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para elevar esse status! Um cliente que leia seu blog constantemente vai comprar de você quando se lembrar de que ele já foi ajudado antes. 

Gerando Mais Vendas 

O maior objetivo do marketing de conteúdo é gerar mais conversão. Isso não significa necessariamente gerar mais vendas! 

Dentro do marketing digital, por exemplo, o marketing de conteúdo pode ter como objetivo para uma empresa específica guiar o lead através de um funil de vendas com o objetivo de atingir a conversão que ele estabeleceu como métrica. 

Outro objetivo importante do marketing de conteúdo é a geração de leads. 

Imagine você que seu site possui um tráfego relativamente alto por mês. Como você vai enviar conteúdos periódicos para essas pessoas se você não tem o contato delas? 

A cada 1000 empresas no Brasil, 647 têm como objetivo gerar mais leads, porque é isso que vai estabelecer um contato sólido entre empresa e futuros clientes. 

A melhor forma de gerar leads não é pagando pelo tráfego. Até porque isso não garante qualificação no mesmo. A melhor maneira é gerar marketing de conteúdo. 

E o melhor dessa estratégia é que dependendo de quanto conteúdo você criar, não é necessário continuar criando com uma frequência tão alta. 

Você pode continuar gerando leads com o conteúdo que já tem no seu blog, especialmente se você está focando em produção de conteúdo evergreen. 

Mas para obter bons resultados, você precisa se planejar bem antes de criar o seu conteúdo! 

Planeje-se Com O Marketing De Conteúdo

O marketing de conteúdo não se resume somente a escrever um bom texto. 

Você precisa antes disso: 

  • Definir seus objetivos e metas com a estratégia que aplicará;
  • Definir prazos; 
  • Escolher quais serão suas métricas de avaliação de desempenho; 

Somadas essas três medidas, você passará a ter resultados muito mais assertivos. 

Planeje bem o tipo de conteúdo que você criará de acordo com as características e tendências de sua persona. 

Não se baseie somente pelo SEO. Por exemplo, conteúdos mais extensos tendem a ranquear melhor no Google. 

Mas pode ser que a sua persona esteja melhor adaptada com conteúdos mais sucintos. Você deve dar preferência primeiro para a sua persona, e depois para os robôs de busca do Google. 

Sem planejamento suficiente, você até poderá obter alguns resultados, mas se perderá no meio do negócio e acabará deixando de ganhar muito dinheiro. 

Como Fazer Marketing De Conteúdo Para a Empresa? 

1633 1024x576 - Marketing De Conteúdo: Tudo O Que Você Precisa Saber

A grande vantagem do marketing digital é que você não precisa se prender a somente um tipo de estratégia. 

De acordo com o seu negócio, com o seu segmento de mercado e com o seu nicho, você pode adotar diferentes tipos de estratégia, de forma que possa optar por aquela que melhor se encaixa ao seu perfil. 

Em nosso artigo sobre o que é marketing digital, dissemos ao final rapidamente algumas das estratégias mais utilizadas, como SEM, e-mails marketing, uso de redes sociais e e-mails marketing. 

Mas ainda existe uma infinidade de estratégias que podem ser utilizadas, e hoje vamos falar um pouquinho mais sobre duas delas.  

Confira abaixo o que eu separei hoje para você! 

Independente do nicho que você escolha para trabalhar, ter um blog é essencial para fortalecimento da marca, engajamento de clientes e posicionamento da sua página no Google. 

Sobretudo se você decidir trabalhar como afiliado (a). Na verdade, ter um blog não é imprescindível. Porém, muitos resultados já comprovaram que é a estratégia mais assertiva para quem quer vender mais

Além disso, há de se ressaltar que um blog é um canal de comunicação direto com o cliente. Isso é, não existe qualquer tipo de interferência, seja de outros sites, redes sociais. 

Sem contar que é muito fácil criar e administrar um blog. Qualquer pessoa pode fazer isso sem ter o menor conhecimento de marketing digital ou programação. Isso facilita bastante para que empresas acelerem suas estratégias e diminuam seus custos. 

Você ainda pode integrar diversas redes e mídias sociais ao seu blog, que é extremamente otimizável a partir do SEO. É muito fácil otimizar uma página para que ela fique com um posicionamento mais adequado no Google. 

Uma forma eficiente de economizar dinheiro, sobretudo para quem está no início, é utilizar algum CMS, de preferência o WordPress. 

Além de ele ser fácil e prático, é barato, e é uma alternativa bem menos custosa quando comparada a um site produzido em linguagem de programação. 

Sem contar que o WP possui recursos muito bons que outros CMSs não oferecem, como a questão de plugins e otimização bem mais prática do SEO. 

Não utilizar redes sociais hoje em dia para promover uma empresa é dar um tiro no próprio pé. Não existe um canal mais eficiente para promover a interação entre empresa/cliente. 

Redes sociais são hoje um dos principais canais de comunicação. O Brasil, por exemplo, é o segundo país com o maior número de usuários em redes como o Facebook e o Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Elas também são extremamente importantes para criar um engajamento maior por parte dos clientes.

O Instagram, por exemplo, possui um poder de engajamento dez vezes superior ao do Facebook. Isso faz dele uma das principais ferramentas para fortalecer uma marca no mercado. 

Porém, é preciso saber usar corretamente as redes sociais. Elas possuem um poder de interação e fortalecimento de imagem altíssimos, mas, ao mesmo tempo, ainda não são exploradas aqui como poderiam ser. 

Elas também oferecem ferramentas de geração de tráfego qualificado através de programas como o Instagram Ads ou o Facebook Ads, semelhantes ao Google Adwords. 

Através das ferramentas, você poderá criar campanhas otimizadas e segmentadas exatamente para o seu público alvo, tornando assim sua estratégia de alcance mais assertiva. 

Ainda existem dezenas de estratégias que podem ser utilizadas, tais como: 

  • Otimização de SEO; 
  • Otimização de SEM; 
  • Uso de e-mails marketing; 
  • Remarketing; 
  • Marketing de afiliados; 

Independente da estratégia que você utilizará para o seu negócio, é importante acima de qualquer coisa ter planejamento. 

Por isso, é importante que você sempre estabeleça seus principais objetivos e metas para o seu negócio, que devem ser divididos em objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Analisar a concorrência também é uma boa estratégia. Você pode tomar como base os concorrentes que fazem mais sucesso e analisar o tipo de conteúdo que estão utilizando e qual a estratégia que estão usando para criar maior proximidade com os clientes. 

Você gostou do tema de hoje? Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *