Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

Tempo de leitura: 11 minutos

Alguma vez você já pensou em começar a empreender mesmo sem ter dinheiro? Na verdade, o dinheiro não é um obstáculo atualmente!

114772 OOWS88 923 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

O ideal mesmo seria se todas as pessoas que começassem um novo investimento colocassem pouco dinheiro. Afinal, empreender significa correr muitos riscos, também!

Mas por que investir pouco dinheiro na hora de empreender?

Porque nunca dá para saber se esse negócio realmente trará um retorno para você. E esse problema é muito recorrente. Vejo muitas pessoas que tentam empreender e começam investindo logo um tonel de dinheiro. E quando o negócio dá errado, elas perdem uma quantia muito grande.

Claro que às vezes um negócio pode fluir bem logo na primeira tentativa. Mas muitas vezes isso não acontece. A perda é significativa e pode até mesmo fazer com que o empreendedor tenha que deixar o mercado.

Por isso, mesmo que você tenha dinheiro sobrando, o ideal é não injetar muito dinheiro já no início. O ideal mesmo seria investir pouco dinheiro e testar muito a sua ideia.

E como começar a empreender com pouco dinheiro?

Para começar, você não precisa necessariamente abrir uma empresa. No início, não há problema algum em permanecer como uma pessoa física. Você pode ficar assim até que a sua ideia comece a gerar alguns frutos.

Testar as suas ideias trabalhando em casa e gerando renda extra é uma forma de economizar e não se arriscar tanto no mercado.

E não importa por qual área você opte!

Claramente, se você optar pelo mercado digital, gastará muito menos dinheiro. Isso se compararmos aos empreendimentos físicos! Portanto, se você não tem muito dinheiro, a sugestão é para que você dê um foco maior no mercado digital.

Mas por onde começar a empreender sem dinheiro?

Múltiplas Formas De Começar Um Negócio Sem Gastar

preview 1 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

Uma forma de você começar a empreender sem gastar dinheiro, por exemplo, é iniciando um canal no YouTube.

Lá, você não só pode divulgar suas ideias, links de afiliados, como também pode monetizar o canal e ganhar dinheiro!

E para começar a empreender no YouTube, você nem precisa gastar dinheiro. É de graça! Claro que ao longo do tempo, se o seu negócio crescer, você precisará investir dinheiro.

Mas nesse caso, poderá usar os próprios rendimentos para reinvestir.

O mesmo funciona para blogs. Você não precisa logo de cara investir no layout mais caro, nos plugins mais caros e em tráfego pago. Você pode começar com investimentos menores e mais baratos.

Assim, você se priva de precisar sair de forma forçada do mercado digital.

Como assim?

Eu vou explicar melhor abaixo. Porém, saiba antes que não ter dinheiro, hoje em dia, não é mais uma desculpa para não empreender.

Com a quantidade cada vez maior de oportunidades que o marketing digital tem gerado, existem inúmeras possibilidades de empreendimentos que podem ser realizados sem gastar muito dinheiro.

Você só precisará ter disciplina, paciência e vontade de aprender. Porque investir sem dinheiro exigirá mais esforço da sua parte. E estudar é parte fundamental de todo esse processo.

Como Empreender No Mercado Digital Com Pouco Dinheiro?

3825 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

O objetivo principal de investir pouco dinheiro na hora de empreender é evitar que você quebre.

É, isso mesmo!

Mesmo que você tenha muito dinheiro, não seria inteligente apostar todas as fichas em algo incerto. Concorda comigo?

E no pior dos cenários, se você quebrar, você teria uma nova oportunidade para entrar no mercado? Você precisa ser sincero consigo mesmo (a) na hora de responder essa pergunta. Afinal, é o seu futuro como empreendedor que está em jogo!

Vamos analisar os custos de um site, por exemplo. Para criar um blog, você precisará pagar R$40 de domínio por ano e R$10 de hospedagem por mês, dependendo do plano.

Ou seja, como podemos ver, é um valor muito baixo para um empreendimento. Muito baixo mesmo!

Claro que ainda precisamos considerar a produção do conteúdo, alguns plugins e o layout. Mas, mesmo assim, se colocarmos no papel, tudo isso acaba saindo bem barato perto do retorno que o blog pode dar para você.

Ok, mas e se no pior dos cenários o blog der errado e você precisar abandonar esse projeto?

Nesse caso, você não investiu muito dinheiro, e poderá simplesmente migrar de área. E com o dinheiro que ainda tem, poderá testar outros segmentos. Por esse motivo, investir pouco dinheiro é uma estratégia mais inteligente!

Você se priva de sair de forma forçada do mercado caso seu negócio não dá certo. E muitas vezes ele realmente não dá. Mas isso não significa que o mercado digital não seja para você. Pelo contrário! Existem inúmeras oportunidades a serem testadas e exploradas.

Em contrapartida, o que fazer com o seu empreendimento se você perceber que ele começou a dar um retorno?

Hora De Investir Mais

405708 PCVOP3 17 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

Agora, se você perceber que o seu negócio está dando um bom retorno, é hora de investir dinheiro.

Assim, você faz com que ele se torna escalável. Ou seja, você faz o dinheiro trabalhar para você. E assim, você vai deixando de trabalhar pelo dinheiro.

E, claro, isso não serve apenas para os empreendimentos online. Para os físicos, isso funciona da mesma maneira!

O problema é que muitos empreendedores quebram no início por serem apressados.

Vamos dar o exemplo mais clássico: o de uma loja física. O empreendedor vai, investe na loja, compra um grande estoque, contrata funcionários. E por último ele se lembra de testar aquela ideia.

O que em minha opinião seria mais inteligente? Não investir na loja, nem em funcionários e nem em um grande estoque. O ideal seria testar essa ideia antes.

Vamos supor que você esteja vendendo um produto, e não um serviço. Não há nada de errado em vender esse produto de porta em porta. Você precisa ter a certeza de que haverá retorno, haverá demanda.

Muitos fatores podem fazer com que esse produto não seja o ideal nessa região onde você queira vender.

Além disso, dá para economizar um bom dinheiro. E com o lucro das vendas, aí sim, o ideal seria começar a reinvestir no negócio. Em um local físico, com funcionários, mais produtos, e daí por diante.

Isso torna qualquer negócio mais seguro. Você acaba se certificando antes que há um mercado para aquilo que você oferece.

Não se esqueça que o empreendedorismo é, antes de tudo, correr riscos. Mas há formas inteligentes e não inteligentes de se correr riscos. Investir pouco dinheiro e testar o retorno é uma forma inteligente!

Se o Dinheiro Fosse Sempre o Problema…

04 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

Nem sempre o dinheiro é o maior obstáculo. Muitas vezes, falhas internas no próprio negócio pesam mais do que a falta de dinheiro.

Empreender sem planejamento pode ser fatal para qualquer negócio. E por mais que você tenha dinheiro, por mais que injete dinheiro, ele não vai pra frente. O negócio vai acabar virando uma enorme boca comedora de dinheiro.

Agora, se você está vendo resultados consistentes e constantes, invista mais dinheiro. No início, ter um negócio informal é a forma mais segura de proteger seu dinheiro.

Porém, conforme seu negócio cresce, permanecer na informalidade é um tiro no próprio pé. Ninguém consegue crescer demais em um negócio permanecendo de maneira informal no mercado.

Claro, a não ser que você não queira ganhar bastante dinheiro, não é preciso formalizar seu negócio. Mas eu não acho que você esteja indo por esse caminho, não é?

Por isso, é de se pensar em abrir uma empresa, quando chegar a hora. E isso é muito simples de ser feito. No Portal do Empreendedor, basta criar seu MEI.

Isso trará alguns benefícios instantâneos para você, como, por exemplo, poder emitir notas fiscais. Muitas vezes acontece de pessoas físicas perderem clientes por não emitirem notas. Com um CNPJ em mãos, isso não será mais um problema.

Além disso, o MEI tem um teto salarial anual em troca de pequenas mensalidades.

Esses e outros benefícios podem trazer diferenciais para o seu negócio. Por isso, se você quer crescer no mercado, invista no seu próprio negócio ao menor sinal de prosperidade!

Empreender sem dinheiro não é impossível. É uma questão de dedicação e vontade! E só de você estar aqui lendo esse artigo, já demonstra que vontade e dedicação você já tem! Agora, é colocar a mão na massa!

Tenha Um Plano Em Mente Antes De Empreender

152127 OUEFIL 818 - Empreender Sem Ter Dinheiro: É Possível Nos Dias Atuais?

Antes de começar a empreender sem dinheiro, você precisa ter um plano em mente. Se uma boa ideia fosse o suficiente, muita gente estaria rica por aí.

Portanto, se o seu principal objetivo no momento é ganhar dinheiro com seu empreendimento, siga esses conselhos abaixo:

  • Pesquise mais sobre quem será o seu público alvo;
  • Pesquise também o mercado, como está a saturação do seu nicho e quem serão seus concorrentes mais próximos, bem como as estratégias que eles utilizam;
  • Você precisa saber também de quanto dinheiro precisará inicialmente, mesmo que seja pouco;
  • Também é preciso saber o custo que você terá de produção, seja para oferecer um serviço ou então um produto;
  • Você já sabe qual o valor final do produto oferecido? Já sabe qual será a sua margem de lucro?
  • E por último, mas não menos importante: qual é o seu principal objetivo ao começar a empreender?

Ter todas essas questões respondidas pode ser um processo decisivo para saber se o seu negócio pode dar certo ou não.

Por isso, antes mesmo que você invista seu dinheiro ou então procure alguém que possa financiar o seu projeto, tenha todas essas questões respondidas. Elas ajudarão você a tomar decisões mais sábias durante esse processo.

Contudo, ter um modelo de negócios também é muito importante. Ou seja, você precisa saber como vai vender, para quem e qual será o valor final do que você está oferecendo.

Apesar de parecer o mesmo que um plano de negócios, não é. Em um modelo de negócios, você precisará ter em mente como será o processo de criação, venda do produto de fidelização dos seus clientes. É diferente, como pode perceber!

Conclusão

Mesmo que você tenha bastante dinheiro para investir em um negócio, não o faça. Comece com pouco. Comece com investimentos mais baixos e avalie o retorno em médio e longo prazo.

O curso Fórmula Negócio Online é um ótimo exemplo de investimento. Você poderá começar seu próprio negócio a um valor muito baixo. E, em contrapartida, ele poderá render uma excelente renda extra mensal. Eu recomendo muito para que você clique no link acima e confira o que o Alex tem a oferecer para você!

Com isso em mente, você deve ter entendido que investir menos dinheiro é mais inteligente e traz mais segurança. Empreender significa correr riscos. Você não sabe quanto vai ganhar amanhã. Por isso, precisa estar preparado para os piores cenários.

E, como eu disse, há várias formas de começar um negócio de graça.

Ao longo do tempo, você poderá pegar os rendimentos e reinvestir no seu negócio. Assim, você pode pular de pessoa física para MEI, e assim para uma microempresa, e assim por diante. Quando menos esperar, você já terá a sua própria empresa. Nunca se sabe o que pode acontecer no dia de amanhã, afinal de contas!

O que você achou sobre as dicas de como empreender sem dinheiro? Você se identificou com esse tema? Então, deixe o seu comentário abaixo, e conte para a nossa comunidade quais estratégias você tem utilizado para não se arriscar muito financeiramente!

E se você gostou do post, não se esqueça de deixar a sua curtida abaixo e de compartilhar essas informações em suas redes sociais! Afinal, elas podem ajudar bastante alguém que esteja querendo empreender e que não tenha dinheiro!

No mais, espero que as dicas de hoje tenham ajudado você a definir melhor seus planos. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *